domingo, 24 de fevereiro de 2008

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Um Sonho à Procura de uma Bailarina



Depois de O Aquário, vamos ler Um Sonho à Procura de uma Bailarina de Anabela Mimoso. Trata-se da história de um sonho que procura quem o queira sonhar. Uma história recheada de poesia sobre o lugar dos sonhos na vida.As ilustrações de João Caetano sublinham a dimensão onírica do texto, a imaterialidade dos sonhos e da própria imagem da bailarina (com recurso a um jogo entre transparências e opacos).

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Quanto mais Livros Melhor : visitas de estudo



No âmbito do PNL – Programa Quanto mais Livros Melhor – a turma do 5ºF, extremamente envolvida em actividades de promoção da leitura, organizou, com o apoio da Professora de Língua Materna (M. Teresa Gonçalves), duas Visitas de Estudo:


- À Biblioteca Pública Itinerante Almeida Garrett, que os recebeu para que participassem em actividades lúdicas do Programa O Porto a Ler – Á Descoberta da Biblioteca, no dia 7 de Novembro de 2007.
- À Biblioteca Pública Municipal do Porto – secção Infanto-Juvenil, que os envolveu nas actividades da Oficina do Pai Natal, no dia 6 de Dezembro de 2007.


Estas actividades extra-curriculares tiveram como objectivos:

- A socialização com outros espaços com livros.
- Uma aula fora do espaço da escola.
- O reforço da cidadania.

Os alunos aderiram a estas actividades com enorme entusiasmo e sede de saber. A Professora sentiu-se a dar sentido a uma Escola que deseja dos sentidos. Entende. ainda, que os projectos (PNL,PCT,Bibloteca…) podem favorecer uma dinâmica integrada de intervenção educativa, com consequente rentabilização de recursos humanos, substituindo-se a dispersão por uma visão de conjunto de diferentes problemáticas e objectivos que levem à concretização dos projectos.


A prof. M. Teresa Gonçalves

domingo, 3 de fevereiro de 2008

“Uma conclusão diferente” - 5ºI


« Silvério propôs que a ceia de Natal se realizasse no seu magnífico restaurante que decidiu abrir especialmente naquela noite. Todos ficaram radiantes com a ideia e assim seguiram até lá.
No meio daquela enorm
e família, esqueceram-se rivalidades, desentendimentos e confusões.
- Feliz Natal, amigos! – soou uma voz baixa e combalida.
Olharam todos com surpresa para a porta onde se avistava Gilda, com o seu bebé nos braços, e Raul que juntos se aproximaram com emoção.
Nisto, ouve-se o som de uma guitarra a tocar música de Natal e à medida que se aproximava percebe-se Noite de Paz cantada pelo rapaz que um dia disse que devia haver engarrafamento todos os anos, para acabar com a seca das festas de família ...»


Trabalho colectivo, de produção escrita, do 5º I - “Uma conclusão diferente” para o conto Noite de Paz, retirado da obra Natal! Natal! de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

(Trabalho realizado sob orientação da Prof. de Língua Portuguesa – Rita Sampaio)

“Uma conclusão diferente” - 5ºF

«Depois de nascer o menino, o rapaz dos piercings, pegou na viola e começou a tocar e cantar canções que, sendo do conhecimento de todos, originaram um enorme coro de pessoas que criaram um verdadeiro momento mágico ao som de Noite de Paz e de Feliz Natal.
De repente, todos esqueceram os aborrecimentos que o acidenta provocara e, como por encanto, uniram as vozes para alegrar e festejar o nascimento do menino.
Mas era preciso dar algum conforto à mãe e ao bebé.
Alguém se aventurou a procurar ajuda. Bateram ao portão de uma quinta onde morava um casal de idosos que os mandou entrar a todos, A dona da casa perguntou aos felizes pais se o menino já tinha nome.
-Jesus! - responderam Gilda e Raul em coro.
Reuniram-se todos junto de uma Árvore de Natal enorme, onde faltava o Presépio. O rapaz dos piercings teve, então, uma ideia: - Por que não fazemos nós o Presépio?!
A ideia agradou a todos. E formou-se o Presépio mais bonito do mundo: Raul fez de S. José, Gilda de Nossa Senhora e o bebé de Jesus. Os donos da quinta foram ao estábulo e completaram o quadro com uma vaca e um burro.
O enorme calor humano deu a todos o conforto necessário, e as músicas do Gil aqueceram os corações numa alegre e inesperada festa de família.»


Trabalho colectivo, de produção escrita, do 5º F - “Uma conclusão diferente” para o conto Noite de Paz, retirado da obra Natal! Natal! de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

(Trabalho realizado sob orientação da Prof. de Língua Portuguesa – M. Teresa Gonçalves)

Uma conclusão diferente do conto "Noite de Paz" (5ºA)


«O bebé nasceu e, como por magia, a estrada e os automóveis desapareceram. Gil – o rapaz dos piercings – ficou de boca aberta: À sua frente tinha-se formado um presépio. O Menino Jesus era o bebé, Gilda fazia de Maria e Raul de José. E nem sequer faltavam os Reis Magos: A D. Alzira personificava Baltazar, o sr. Silvestre fazia de Melchior e olhando-se para o Gil, via-se a figura de Gaspar. Os três ofereceram ao Menino aquilo que tinham no momento: Amor, Carinho e Música. É claro que a música era tocada pelo Gil e cantada por todos aqueles que tinham ficado presos no engarrafamento. Todos sentiram que aquele era o verdadeiro espírito de Natal.»

Trabalho colectivo, de produção escrita, do 5º A - “Uma conclusão diferente” para o conto Noite de Paz, retirado da obra Natal! Natal! de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.


(Trabalho realizado sob orientação da Prof. de Língua Portuguesa – M. Teresa Gonçalves)

As leituras do 5ºA e 5ºF ou: Uma viagem pelos livros


Uma viagem pelos livros


Iniciada em Setembro de 2007, ao sabor de várias correntes, as duas turmas - 5ºA e 5ºF -têm levado a navegação a bom porto até Janeiro de 2008…sempre ancorada em bons livros:


Natal! Natal! de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. A propósito do conto “Noite de Paz”, inserido nesta obra, os alunos participaram no Concurso Literário “Uma conclusão diferente”. As duas turmas viram os seus trabalhos seleccionados e expostos na Biblioteca. Tiveram ainda, como prémio, um livro (distribuído a cada aluno).


O aquário de João Pedro Mésseder. Esta obra levou os meninos para outras paragens:


Em Formação Cívica fizeram o levantamento de sentimentos /atitudes, positivos e negativos, inferidos a partir do texto. Muitas palavras novas surgiram. Uma houve que os transportou para “Uma nova palavra”- poema inserido na obra do mesmo autor, De que cor é o desejo?

Pedro Alecrim de António Mota. Em EVT, o 5ºA fez marcadores de livros com alusão à obra.

A menina do mar de Sophia de Mello Breyner Andresen.

E como ler é “não estar sozinho”, a malta destas turmas tornou-se Leitor da Biblioteca, onde requisita, regularmente, obras para leitura domiciliária. É que “há tantos livros à espera de serem lidos…” que “sonhos e aventuras são sempre encontrados”.

É que… “Ler é preciso”. E a viagem continua…


A Professora de Língua Portuguesa: Teresa Gonçalves