domingo, 3 de fevereiro de 2008

As leituras do 5ºA e 5ºF ou: Uma viagem pelos livros


Uma viagem pelos livros


Iniciada em Setembro de 2007, ao sabor de várias correntes, as duas turmas - 5ºA e 5ºF -têm levado a navegação a bom porto até Janeiro de 2008…sempre ancorada em bons livros:


Natal! Natal! de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. A propósito do conto “Noite de Paz”, inserido nesta obra, os alunos participaram no Concurso Literário “Uma conclusão diferente”. As duas turmas viram os seus trabalhos seleccionados e expostos na Biblioteca. Tiveram ainda, como prémio, um livro (distribuído a cada aluno).


O aquário de João Pedro Mésseder. Esta obra levou os meninos para outras paragens:


Em Formação Cívica fizeram o levantamento de sentimentos /atitudes, positivos e negativos, inferidos a partir do texto. Muitas palavras novas surgiram. Uma houve que os transportou para “Uma nova palavra”- poema inserido na obra do mesmo autor, De que cor é o desejo?

Pedro Alecrim de António Mota. Em EVT, o 5ºA fez marcadores de livros com alusão à obra.

A menina do mar de Sophia de Mello Breyner Andresen.

E como ler é “não estar sozinho”, a malta destas turmas tornou-se Leitor da Biblioteca, onde requisita, regularmente, obras para leitura domiciliária. É que “há tantos livros à espera de serem lidos…” que “sonhos e aventuras são sempre encontrados”.

É que… “Ler é preciso”. E a viagem continua…


A Professora de Língua Portuguesa: Teresa Gonçalves

4 comentários:

M. C. Pinto disse...

Realmente,aqui está patente a dedicação, o empenho e a qualidade do trabalho desta professora.
Sorte dos seus alunos!!!
Quem me dera poder ter tido um professor(a) como ela.

Anónimo disse...

LER É PRECISO! Com toda a urgência,é preciso ler e ler muito! É através da leitura que podemos aperfeiçoar a nossa língua,o nosso vocabulário,as nossas ideias e abrir os nossos horizontes....
Quem se embrenha na leitura de um livro, embora no papel de observador e num plano mais recuado, toma parte na acção e torna-se numa das suas personagens.
Um livro é um amigo extraordinário, pois leva-nos a viajar sem sairmos de casa,dá-nos a conhecer coisas novas,transporta-nos ao passado e ao futuro,faz-nos companhia,está sempre disponível para nós e nunca se zanga nem reclama se, durante algum tempo, não lhe prestamos atenção.
Por tudo considero que nunca é de mais dizer que «LER É PRECISO»!!!!!!!!!!!!!!
Os meus parabéns a esta professora, que incentiva e estimula os seus alunos a procurarem os livros e a fazerm deles os seus amigos dos tempos livres1

Anónimo disse...

Ler é mesmo preciso e depois... escrever também vai ser, e ler, e escrever, e ler, e escrever...
Um abraço,
Emília

Unknown disse...

Olá Teresa.
Aqui estou eu a ler mais uma vez o óptimo trabalho que fazes com os teus alunos.
Quem dera que as minhas filhas apanham uma professora como tu.
Mais uma vez, parabéns para ti e para os teus alunos.
Beijos.
Iracema