terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Quanto mais Livros Melhor : visitas de estudo



No âmbito do PNL – Programa Quanto mais Livros Melhor – a turma do 5ºF, extremamente envolvida em actividades de promoção da leitura, organizou, com o apoio da Professora de Língua Materna (M. Teresa Gonçalves), duas Visitas de Estudo:


- À Biblioteca Pública Itinerante Almeida Garrett, que os recebeu para que participassem em actividades lúdicas do Programa O Porto a Ler – Á Descoberta da Biblioteca, no dia 7 de Novembro de 2007.
- À Biblioteca Pública Municipal do Porto – secção Infanto-Juvenil, que os envolveu nas actividades da Oficina do Pai Natal, no dia 6 de Dezembro de 2007.


Estas actividades extra-curriculares tiveram como objectivos:

- A socialização com outros espaços com livros.
- Uma aula fora do espaço da escola.
- O reforço da cidadania.

Os alunos aderiram a estas actividades com enorme entusiasmo e sede de saber. A Professora sentiu-se a dar sentido a uma Escola que deseja dos sentidos. Entende. ainda, que os projectos (PNL,PCT,Bibloteca…) podem favorecer uma dinâmica integrada de intervenção educativa, com consequente rentabilização de recursos humanos, substituindo-se a dispersão por uma visão de conjunto de diferentes problemáticas e objectivos que levem à concretização dos projectos.


A prof. M. Teresa Gonçalves

5 comentários:

Delfina Amado disse...

Olá, Teresa!
Com que então, um Blog?!... O "bichinho" das tecnologias atacou-te na Junqueira, não foi?!...
Muito bem! Gostei! Mas... tens trabalhinho pela frente! Um blog tem que ser sempre "enriquecido", diariamente ou quase...
Continua! e parabéns também para os teus alunos!
Bjs
Delfina Amado

PS: Afinal podias estar a fazer o mestrado!...

Delfina Amado disse...

Olá, Teresa!
Com que então um Blog?!... Muito bem! Gostei! Vejo que o "bichinho" das tecnologias da informação e comunicação "contagiou-te"...
Tens muito trabalhinho pela frente,... é que um Blog tem que ser actualizado quase diariamente!... Mas fazes muito bem! Continua... parabéns também aos teus alunos!
Bjs
Delfina Amado
PS: Afinal sempre podias estar a fazer o mestrado comigo...

Anónimo disse...

Teresa, grande amiga!
Cativei-te....
Um abraço,
Emília.

Anónimo disse...

Agradeço, muito reconhecida, as mensagens deixadas pelas amigas/cúmplices de aventuras partilhadas pelos trilhos da educação.
Cumpre-me, no entanto, um esclarecimento: o Blog não é da minha autoria. Simpaticamente, a colega Paula Cruz publica os trabalhos que lhe envio, dando visibilidade a expressões onde os actores que brilham são os MENINOS DO CERCO.

Teresa Gonçalves

Unknown disse...

Olá Teresa
Sempre em movimento.
Gostei.
Parabéns a todos, professora e alunos.
Beijinhos
Iracema