domingo, 3 de fevereiro de 2008

“Uma conclusão diferente” - 5ºF

«Depois de nascer o menino, o rapaz dos piercings, pegou na viola e começou a tocar e cantar canções que, sendo do conhecimento de todos, originaram um enorme coro de pessoas que criaram um verdadeiro momento mágico ao som de Noite de Paz e de Feliz Natal.
De repente, todos esqueceram os aborrecimentos que o acidenta provocara e, como por encanto, uniram as vozes para alegrar e festejar o nascimento do menino.
Mas era preciso dar algum conforto à mãe e ao bebé.
Alguém se aventurou a procurar ajuda. Bateram ao portão de uma quinta onde morava um casal de idosos que os mandou entrar a todos, A dona da casa perguntou aos felizes pais se o menino já tinha nome.
-Jesus! - responderam Gilda e Raul em coro.
Reuniram-se todos junto de uma Árvore de Natal enorme, onde faltava o Presépio. O rapaz dos piercings teve, então, uma ideia: - Por que não fazemos nós o Presépio?!
A ideia agradou a todos. E formou-se o Presépio mais bonito do mundo: Raul fez de S. José, Gilda de Nossa Senhora e o bebé de Jesus. Os donos da quinta foram ao estábulo e completaram o quadro com uma vaca e um burro.
O enorme calor humano deu a todos o conforto necessário, e as músicas do Gil aqueceram os corações numa alegre e inesperada festa de família.»


Trabalho colectivo, de produção escrita, do 5º F - “Uma conclusão diferente” para o conto Noite de Paz, retirado da obra Natal! Natal! de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

(Trabalho realizado sob orientação da Prof. de Língua Portuguesa – M. Teresa Gonçalves)

3 comentários:

maria disse...

Gostei de ver no blogue a conclusão da história que lemos na biblioteca.
A professora Teresa Gonçalves está de parabéns, por ser a primeira prof. da escola a pôr neste blogue os trabalhos dos seus alunos.


Simão Santos
5ºF

maria disse...

Muitos parabéns! Especialmente à Prof. Teresa Gonçalves por ter aderido tão rapidamente a esta aventura no mundo virtual.
Desejo que com estas publicações se inicie um ciclo em que a "produção" dos alunos deixe os muros da escola e se expanda para o exterior.

Helena Santos

Anónimo disse...

Os muros da escola da Cerco já há muito são virtuais, basta apreciar os blogues que por aí andam: http://www.eb23-cerco.rcts.pt/xpto/blogs.htm
O convite fica aqui.