sexta-feira, 8 de maio de 2009

RESUMO DO TEXTO “UM OVNI NA FLORESTA”


Excerto adaptado de “O Crime no Expresso do Tempo”, de Luísa Ducla Soares

TRABALHO DE GRUPO DO 6º H


1º lugar


Um grupo de alunos e duas professoras foi fazer um piquenique.
Uma professora disse aos alunos para não se afastarem, mas o Alfredo foi para o outro lado da floresta e lá encontrou, atrás de um arbusto, dois extra-terrestres.
O Alfredo estava a caçá-los, mas um escapou no ovni e o outro conseguiu apanhar. Contudo, mordeu a mão do menino que o apertou, acabando por morrer. Aí, o Alfredo sentiu-se perdido e apareceu um guarda-florestal que o levou para junto dos colegas e professoras.


Trabalho realizado por Bárbara, Diogo Silva, Soraia Lopes e Soraia Vieira


2º lugar


A turma do Alfredo foi fazer um piquenique com duas professoras.
O motorista da camioneta chamou a turma, mas um dos alunos, o Alfredo, não obedeceu e foi esconder-se atrás de uns arbustos. Enquanto estava escondido, ouviu o barulho de umas criaturas verdes. Ele tentou apanhá-las, mas só conseguiu agarrar uma, pois a outra escapou para o ovni. A que ele agarrou, mordeu-lhe a mão e acabou por morrer vítima dos apertos da mão do Alfredo.
Depois, o menino foi procurar a turma e não a encontrou. De repente, ouve um barulho que era o guarda-florestal, que o levou o parque dos piqueniques para ir ter com a turma.


Trabalho realizado por: Hugo Sousa, João Artur, João Pedro Barbosa e João Braga


3º lugar


Um grupo de professores e alunos foi fazer um piquenique. O motorista chamou todos para o seguirem, mas o Alfredo não fez caso.
Depois, escondeu-se atrás de um arbusto onde encontrou dois extra-terrestres. Tentou agarrá-los, conseguiu apanhar um, mas o outro fugiu para dentro do ovni.
A criatura que o Alfredo apanhara acabou por morrer.
Finalmente, o gauarda-florestal foi procurar o menino e levou-o para junto do grupo.


Trabalho realizado por Ana Catarina, Cristiana e Tatiana

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dia da Mãe

DIA DA MÃE

Para celebrarmos o Dia da Mãe, a nossa professora de Língua Portuguesa deu-nos a palavra MÃE para que elaborássemos um poema colectivo para que cada um de nós o dedicasse à sua Mãe.
Primeiro, propusemos as palavras cujo sentido tem a ver com o que a Mãe.

Campo lexical

Especial
Confidente
Harmonia
Alegria
Paz
Confiança
Prazer
Incondicional
Amor
Felicidade
Carinho
Leal
Amiga


Encontradas as palavras, o trabalho seguinte pareceu difícil à primeira vista, mas à medida que íamos fazendo tornou-se mais fácil e divertido.
O resultado foi muito bom, pois achamos que saiu um poema muito bonito e cheio de conteúdo.
Poema à Mãe

O meu porto de abrigo
Vê em ti um amor especial:
Uma amiga, uma confidente,
Uma Mãe sempre presente
Para mim, sempre leal.
6ºH

quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Livros de Artista" na Fundação de Serralves

No dia 17 de Março, a turma A do PA- 5º ano - saiu da nossa escola rumo ao lado oposto da cidade para participar numa Oficina na Fundação de Serralves, intitulada “Livros de Artista”.

Os nossos “artistas”, bem como os professores José Bastos e Rita Sampaio, foram pronta e simpaticamente recebidos por um monitor.

Depois de demonstrar e ensinar a fazer um possível livro, fomos visitar uma exposição de diferentes tipos de livros para finalmente descermos em direcção à biblioteca.

Os alunos aderiram com empenho à “confecção” do seu livro enquanto utentes daquele espaço estudavam ou trabalham. Tudo em silêncio. Afinal, a biblioteca é sempre um local de trabalho …

Na hora de ir embora, os alunos estavam ainda imbuídos naquele espírito de saber e de trabalho, não querendo vir embora. Mas tinha mesmo de ser.

Posaram, então, para a fotografia, exibindo orgulhosamente os seus trabalhos e, estafados (mas realizados!) pusemo-nos a caminho da escola para uma tarde de aulas.

terça-feira, 24 de março de 2009

Leituras Inter-escolas...

Na Semana da Leitura, e no âmbito da cooperação e colaboração pedagógica inter-escolas, recebemos uma turma de alunos do Agrupamento de Águas Santas (o 3ºC da EB1 da Picua).O convite para a visita foi feito pelos alunos do 5ºA, motivado pela sua Directora de Turma -Teresa Pinheiro, que quis, assim, aproximar pelos afectos, os alunos e a sua ex- professora do 1º ciclo, do nosso Agrupamento, Andreia Pignatelli. As turmas ficaram entusiasmadíssimas com as actividades programadas que culminaram com uma sessão de leitura expressiva na BiblioCerco. Ficou, em todos, a vontade de repetir situações como esta.